sexta-feira, 16 de julho de 2004

Sobre meninos e lobos e o 11 de setembro

Para quem ainda não viu o filme e pretende ver, é melhor não ler esse texto.
 
Este é um caso em que a tradução do título do filme mudou um pouco o enfoque da historia. O título em português não é ruim; mas nos remete à historia do personagem do Tim Robins (Dave), o menino que fugiu dos lobos, deslocando o foco do que é central na historia. Se analisarmos o titulo eminglês, Mistic River, veremos que o mais importante da historia é o que sepassa neste rio, e que só é esclarecido lá pelo fim do filme.
 
O Mystic River do título foi o local em que o personagem do Sean Penn(Jimmy) havia matado o cara responsável pela sua prisão e, segundo suas palavras, apesar de fazer justiça com as próprias mãos, ele havia sido perdoado por Deus, que só teria abanado a cabeça como quando um cachorrinho seu faz algo de errado sabendo que será desculpado. Mais tarde, o rio é o local onde ele exerce seu direito de vingança, pela segunda vez, ao matar seu amigo Dave, suspeito da morte de sua filha.
 
Só que desta vez é provado que Jimmy matou o cara errado. Há algum problema nisso? Segundo o desenrolar do filme, não. Seu amigo Sean (Kevin Bacon), que representa a lei e a polícia, entende sua atitude e faz vista grossa, esquecendo o caso. A mulher de Jimmy (na parte mais chocante do filme, na minha opinião) faz um discurso que o ajuda a limpar sua consciência, justificando seu ato ao dizer que ele estava em seu direito de vingança, e ele fez aquilo por ser um homem forte, protetor de sua família.
 
A atitude do Jimmy (um americano à moda antiga, um homem de verdade, segundo seu sogro) representa fielmente a atitude dos Estados Unidos após o 11 desetembro.
O importante não é chorar pelos mortos, e sim vingá-los, mesmo que não se tenha certeza de quem é o culpado.