quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Tempos Modernos

É um exercício dificílimo tentar analisar a própria época. Porém, vivemos num tempo de mudanças tão grandes e tão rápidas que, fazendo uma retrospectiva dentro do nosso próprio período de vida, é possível notar fantásticas diferenças.

Quando eu nasci, a televisão reinava como o grande meio de comunicação. Durante a minha infância, não tínhamos celular, linhas telefônicas eram bens valiosíssimos, ninguém nem imaginava o advento da Internet. Para obter informações, alguns jornais, poucos canais de tv, raramente se achava um revista especializada. Para se comunicar, o telefone fixo (que a linha, como eu disse, era muito cara) e cartas (há, vejam vocês, cartas!). Quem não se comunica, se trumbica, dizia um famoso apresentador da época. É, parece que estávamos todos trumbicados naqueles tempos.

Fazendo esse retrospecto, dá pra ter uma noção do tamanho da revolução que está em curso desde o surgimento da Internet.

Democratização sem precedentes da informação e das comunicações.

De que me vale hoje a Enciclopédia Barsa de capa dura, bela encadernação, diversos volumes, quando, a distância de um clique, tenho a Wikipédia, uma fonte de informações viva que cresce e evolui a cada momento? Caso as informações contidas lá não sejam suficientes ou não forem confiáveis o bastante, gastando cerca de trinta segundos a mais de pesquisa, posso encontrar um página, uma instituição de pesquisa, um artigo e até mesmo um pesquisador do assunto que me interesse. Depois, posso conseguir seu e-mail e tirar minha dúvida sobre o tema com o próprio especialista. Diderot e d´Alembert ficariam bastante empolgados.

Que dizer do jornalismo? Se antes você tinha a opção entre o jornal A e o B, agora estão ao seu alcance jornais e sites de notícias de qualquer país, na língua que você quiser, cobrindo diversos pontos de vista do assunto que você preferir. Há ainda a possibilidade de ir mais direto ao ponto. Quer saber sobre a guerra do Iraque? Visite o blog de um iraquiano, ou de um soldado americano. Mande seu e-mail e pergunte o que quiser, pois agora você pode ter acesso às fontes primárias de informação.

Sobre as mudanças nas relações pessoais e de poder. Manter uma postura de autoridade hierárquica se torna mais difícil hoje, pois pra isso é preciso haver um certo distanciamento pessoal. Pegue qualquer perfil de professor no orkut. Os alunos estão lá. Eles descobrem os interesses do professor, vêem as fotos dele no carnaval passado e podem ler as mensagens da namorada dele. A distância necessária para o antigo modelo de autoridade foi pro espaço.

As celebridades podem ser outro exemplo de mudança nas relações pessoais. Se antes eram estrelas inatingíveis, atualmente são pegas em flagrantes constrangedores e, se você quiser, pode criticá-la diretamente através do blog dela. Ou, ainda, você mesmo pode se tornar uma celebridade. Tire uma boa foto, duble uma música de maneira engraçada, faça um vídeo caseiro criativo, dance de maneira esquisita ou crie um blog interessante. Mesmo que você não conquiste a grande mídia, é bem provável que consiga público e quem sabe até alguns fans.

Talvez essa seja uma das mudanças mais importantes que a Internet proporciona a sociedade. Agora podemos ser vistos pelo que produzimos e criamos e não só pelo que consumimos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial