quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Religião

Sou um humanista.

Meus pais não me batizaram, deixando pra mim a difícil tarefa de escolher minha própria religião. Por esse motivo, sempre me interessei bastante pelo assunto. Uma das religiões que mais me atraiu e que cheguei a praticar foi o budismo. Gostei dela por ser bem racional, quase uma filosofia; por não ter deus e nem muitos dogmas. É até democrática: qualquer um pode vir a se tornar um buda (iluminado).

Mesmo assim, percebi que não consigo seguir uma religião institucionalizada. Tenho essa mania de querer pensar por mim mesmo e às vezes de mudar de opinião.

Gosto das religiões, de todas elas. Acho bonito e comente a história do catolicismo que Deus se fez carne, pregou, sofreu, amou e morreu por nós. Tenho apreço pelo Deus dos judeus, tão humano no seu comportamento que chega a ser engraçado. Gosto das religiões afro-brasileiras com suas dança, comidas, cores e sem tanto o peso da moral.

Eu particularmente acredito que devemos procurar agir corretamente e tentar ser pessoas melhores. Se a religião te ajuda nisso, melhor. Defendo a liberdade de cada um, o indivíduo deve ser livre pra escolher e arcar com as conseqüências da sua escolha. Acredito no livre-arbítrio. Nós somos o que escolhemos nos tornar, nossas decisões e atitudes são o que nos moldam e transformam o mundo a nossa volta.

Não me preocupo muito com Deus ou com o além-vida. Prefiro olhar para o ser humano, aqui e agora. Acho que ele deve ser a medida das coisas. Sou, enfim, um humanista, como aqueles velhos amigos daquela antiga revolução que gritavam por liberdade, igualdade e fraternidade.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Haku disse...

Aqui tem um site com um teste que indica que religião se enquadra nas suas crenças:
http://www.beliefnet.com/story/76/story_7665_1.html
É meio bobo.
Aqui religiões comparadas:
http://www.comparative-religion.com/
e textos sagrados:
http://www.sacred-texts.com/

22 de novembro de 2007 às 10:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial